Realizador audiovisual, Felipe Guimarães é sócio-diretor da La Ursa Cinematográfica, uma produtora audiovisual e a primeira distribuidora de cinema de Alagoas, onde atua como produtor executivo da maior parte dos projetos da empresa, na produção, coprodução e distribuição de longas, séries e curtas.
Começou a carreira em 2002 como ator do grupo Infinito Enquanto Truque. Sua trajetória de realização audiovisual envolve predominantemente o exercício das funções de direção, produção executiva e direção de produção.
Atualmente, responde pela produção executiva dos longas-metragens “Olhe Para Mim” e “Utopia”, contemplados com recursos do Edital de Alagoas via Arranjos Regionais do FSA, e que estão em fase de contratação junto ao BRDE/Ancine, bem como é distribuidor do longa-metragem “Cavalo”. Desde 2019 é um dos curadores da Mostra Universitária do Circuito Penedo de Cinema.
Como ativista e empreendedor cultural, Felipe compõe o grupo de fundadores do Centro Cultural Arte Pajuçara, que reabriu o mais antigo cinema de rua em atividade de Maceió/AL. Atualmente faz parte do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano – FSAL. No Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió, foi conselheiro titular do audiovisual (2017-2019) e reeleito para mais um mandato (2019-2021), quando também foi escolhido como Presidente do Conselho. No âmbito nacional, Felipe Guimarães representa o Nordeste na diretoria colegiada da API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro.
Felipe também é o idealizador, produtor e curador do projeto de artes visuais “Arte no Prato”, que já produziu mais de 3 mil pratos estampados com quadros de artistas de Alagoas.