Perfil

Felipe Guimarães é Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Cinema pela Belas Artes/SP, MBA em Marketing Estratégico pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Gestão Executiva de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharel em Marketing pela Faculdade de Alagoas (FAL), além de ter estudado Cinema Documental na Escuela Internacional de Cine y Televisión – EICTV em Cuba. Possui, ainda, formação em Educação para Ensino EAD pela PUC do Rio Grande do Sul e capacitação em Marketing de Serviços, Branding e Pesquisa de Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Guimarães tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de marketing, publicidade e comunicação, liderando diversos projetos empresariais nos setores de energia, petroquímico, construção civil e varejo. Atuou na Braskem e foi Coordenador de Relacionamento do Palato Supermercado. Desde 2009, Felipe Guimarães é líder de marketing da ALGÁS, onde ocupa a gerência de marketing e comunicação da Companhia.

Em 2014 foi eleito Vice-Presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Alagoas, onde também foi Vice-Presidente do Conselho Consultivo durante o ano de 2013. A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo, criada em 1919 nos Estados Unidos, ofertando diversos projetos para estudantes de escolas da rede pública e privada de Alagoas.

No âmbito da investigação acadêmica, Guimarães tem especial interesse sobre Marketing Estratégico, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Antropologia do Consumo, Sociologia e Branding, tendo produzido material científico e ministrado palestras e cursos relacionados a esses temas. Sua dissertação de mestrado, em síntese, aborda a temática do consumo cultural.

Felipe Guimarães compõe o grupo de empreendedores sociais que fundou, em 2013, e administra o Centro Cultural Arte Pajuçara, uma associação sem fins lucrativos que visa promover a cultura a partir das artes visuais, artes cênicas, música e do audiovisual. O espaço, marco para a cidade de Maceió, criado na década de 1980 e fechado em abril 2013, mas reaberto pela associação em novembro daquele ano, é conhecido como um dos principais locais de Alagoas para a difusão e o fortalecimento da cultura e da arte, sobretudo da cultura cinematográfica. O Arte Pajuçara é composto por uma sala de cinema, um teatro/auditório e uma galeria de arte.

Na área audiovisual Felipe atua em vários aspectos. É sócio-diretor da La Ursa Cinematográfica, uma produtora e primeira distribuidora alagoana de filmes, onde atua também como produtor executivo da maior parte dos projetos da empresa, dentre eles o longa-metragem “Olhe Para Mim”, filme contemplado pelo IV Edital de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, por meio de recursos da linha de Arranjos Regionais do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual.

Felipe também integra o Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano – FSAL, além de ter sido eleito (2017-2019) e reeleito (2019-2021) como Conselheiro Titular do segmento Audiovisual do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió, onde também foi aclamado Presidente do Conselho para o biênio 2019-2021.